Da telinha para a telona. E, quem sabe, para a vida real. Se você é fã de Downton Abbey, uma visita a três condados no sul da Inglaterra vai te fazer entrar de cabeça na vida rural inglesa daquele início do século XX, período em que se passam a série e o filme, lançado mês passado e em cartaz nos principais cinemas do Rio.
Os três condados são Berkshire, Oxfordshire e Wiltshire. O tempo de distância de Londres até cada um deles varia de uma hora e meia a duas horas e meia. Numa pequena viagem, que já não vale o bate e volta, nossa quarta sugestão é o Beamish Museum, um museu ao ar livre usado em várias cenas da série e do filme. Fica no nordeste da Inglaterra, no condado de Durham, a cinco horas de Londres.
Seguem quatro sugestões de passeios para os aficionados pelas história da casa dos Crawley.
- O Castelo dos Crawley. Se o tema é Downton Abbey, poucas imagens são tão representativas quanto as da fachada e as da sala de estar da mansão. Pois na série e no filme, o Highclere Castle, localizado a hora e meia de Londres, é usado para as cenas externas e internas da propriedade dos Crawley.
Também é de Highclere o quarto em que, na série, o diplomata turco morreu de ataque cardíaco _ na vida real, em 1895, o mesmo aposento recebeu o príncipe de Gales. São do castelo ainda a elegante biblioteca, a sala de jantar e o hall da entrada da mansão, em que os personagens se cruzam a toda hora. Quer mais? Aquela incrível escadaria de carvalho.
Highclere, que fica na fronteira entre os condados de Berkshire e Hampshire , tem recebido 60 mil visitantes por ano, por conta de Downton Abbey. Pela Real Lives & Film Sets, são três horas de tour, agendado para as manhãs (às 10h30m) ou tardes (13h30m). O ingresso sai a 125 libras (R$ 645). Mais informações no highclerecastleshop.co.uk
2. Downton Village. Quer conhecer a vila fictícia de Downton? A duas horas e meia de Londres, a cênica Bampton, no condado de Oxfordshire, é conhecida como uma das cidades mais antigas da Inglaterra. Nas telas, Bampton, com suas casas inglesas dos séculos XVII e XVIII, serve de locação para Downton Village. E está lá a área externa da Crawley House.
Outros lugares bem conhecidos dos fãs da série também ficam na cidadezinha. Como a igreja de Downton, filmada na St. Mary’s Church, que teve suas áreas mais antigas construídas nos séculos X ou XI. Outros lugares rodados ali: os correios, os pubs Grantham Arms e The Dog&Duck. Além do hospital do seriado, na verdade o arquivo comunitário de Bampton, que funciona na Old Grammar School.
3. Cidade cenário. Sabe as imagens externas do chalé de Carson, o fiel mordomo? Elas e várias outras da série foram rodadas em Lacock, cidadezinha histórica de ruas de paralelepípedos e chalés de pedra. Ela é tombada pelo National Trust, organização de proteção ao patrimônio de Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. E, ao longo de décadas, tem servido de cenário para diferentes produções de cinema e TV.
O filme também tem tomadas feitas em Lacock, que abriga uma joia inglesa: a Lacock Abbey, construída no início do século XIII. Funcionou como convento até o século XVI: com a derrocada do catolicismo na Inglaterra, foi vendida e transformada em residência.
A cidadezinha é parada certa para quem se interessa pela história rural da Inglaterra, que é tão bem apresentada em Downton Abbey. A duas horas de Londres, está localizada no condado de Wiltshire. O site do turismo de Lacock é o visitlacock.uk.
4. Beamish Museum. As seis temporadas da série de TV começam em 1912 (com a notícia do naufrágio do Titanic) e terminam em 1925 (com o início do declínico das mansões inglesas). Já o filme se desenvolve em 1927, tendo como pano de fundo a visita oficial dos reis da Grã Bretanha à casa dos Crawley.
Usado em várias cenas da série e em vários trechos do filme, o Beamish é um museu ao ar livre que mostra a história e as tradições do Nordeste da Inglaterra nos séculos XIX e XX. Prato feito para quem quiser voltar ao passado, na vibe de Downton Abbey.
O museu está localizado na vila de Beamish, no condado de Durham, a cinco horas de Londres. O ingresso para adultos custa 19,50 libras (R$ 100) e, a exemplo de alguns museus britânicos, vale por todo um ano. Mais informações no beamish.org.uk.